sábado, 4 de fevereiro de 2012

Segurança rodoviária


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Pergunto-me quantas pessoas serão conhecedoras do seguinte:

Uma senhora de 36 anos teve um acidente há algumas semanas, com total destruição do seu automóvel.
Chovia pouco quando a sua viatura, inesperadamente, levantou voo – voo planado. A senhora, felizmente, não sofreu ferimentos graves, mas ficou siderada pelo que aconteceu.
Quando a senhora informou o agente da autoridade do que lhe tinha acontecido, o agente explicou-lhe o que todos os condutores deveriam saber.
NUNCA ACTIVAR O REGULADOR DE VELOCIDADE (CRUISE CONTROL)QUANDO CHOVE.
A senhora estava convencida de que seria prudente e mais seguro ligar o “cruise control” para manter uma velocidade constante enquanto chovesse. Mas o guarda explicou-lhe que sempre que o regulador de velocidade está ligado e o carro entra em “aqua planing” os pneus perdem o contacto com o pavimento, a aceleração aumenta consideravelmente e o carro eleva-se como um avião.
A senhora confirmou ao guarda que tinha sido exactamente o que tinha acontecido.
Em conversa, o guarda ainda disse que deveria ser afixado no pára-brisas e sobre o air-bag um aviso para, em caso de piso molhado ou gelado, nunca se activar o regulador de velocidade (cruise Control).
Advertimos os adolescentes de que, para uma condução com maior segurança, deverão activar o regulador de velocidade, mas esquecemo-nos de lhes dizer que o não façam quando o piso está molhado ou gelado.

Façam circular esta informação e estaremos a contribuir para a possível diminuição da sinistralidade.
NOTA: Alguns veículos, como por exemplo o Toyota Sienna Limited XLE,não permitem a activação do regulador de velocidade sempre que o limpa pára-brisas esteja a funcionar.

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