quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A verdade sobre as sacolas plásticas - 2ª Parte


O que há por trás do banimento
As grandes redes de supermercados no Brasil estão na mão de TRÊS empresas:
uma americana, uma européia e uma brasileira.

Tanto na Europa como nos EUA a prática cultural é de “vender” as sacolas nas saídas-de-caixa e não de se “dar” as sacolas plásticas. No Brasil é o inverso, não se cobra pelas sacolas, independente do valor ou do volume da compra e até mesmo da quantidade de sacolas usadas.

Na verdade o SUPERMERCADO não quer eliminar as sacolas para SALVAR o PLANETA, quer ganhar DINHEIRO com a venda delas, ou seja, o que é “CUSTO” passa a ser “RECEITA”, e com isso dar mais lucro para seus donos.

Entendeu agora porque os outros produtos plásticos não sofrem o mesmo problema da sacola?
Embora feitos de plástico e acabem no lixão do mesmo jeito que a sacola, eles dão um bom lucro quando vendidos.

Para “fazer a cabeça” do povão os supermercados atacam em 3 frentes:
Governo (*) - Incentivar ($$$) prefeitos, vereadores, governadores e deputados para que criem leis e decretos proibindo as sacolas e também ameaçando os estabelecimentos com a cassação de alvarás e multas, tudo
isso no sentido de desencorajar o uso das sacolas plásticas;

Mídia (**) - Você acha que TVs e jornais irão contra seus grandes anunciantes? Eles reportam descaradamente através de “merchandising” em prol de uma ou outra grande rede e atacam as sacolas culpando-as por todos os tipos de problemas: enchentes, poluição, sufocamentos, desperdícios, etc.;

Modismo Ecológico (***) - Aproveitando-se do momento VERDE, embute-se como “salvador do planeta” qualquer coisa que seja tida como ecologicamente correta, ainda que não seja verdade, e por outro lado, como vilão qualquer coisa que ouse ser de opinião contrária, que neste caso são as sacolas plásticas.
Note que o supermercado NÃO CONDENA da mesma maneira as embalagens plásticas de bebidas, refrigerantes, produtos de limpeza, embalagens metálicas, latas, pilhas/baterias, absorventes higiênicos, fraldas descartáveis e etc., por causa do LUCRO que dão!!

FIQUE ATENTO
Os supermercados estão usando o meio-ambiente como desculpa para LUCRAR mais e quem vai pagar a conta somos nós.

Comentário:
(*) É aqui que entram os lobistas, aqueles caras que andam com malas de dinheiro e depois essa grana vai parar na cueca de alguém.

(**) Procurem se informar sobre manipulação midiática, postei algo a respeito aqui no blog.

(***) É nessa que se enquadram as pessoas que já com a cabeça manipulada pela propaganda ficam comprando sacolas ecológicas e levam suas compras em caixas de papelão "cedidas" pelos mercados. Tudo em nome de salvar o planeta. As pessoas de boa fé acham que estão ajudando e ainda ganham desconto de alguns centavos. Só não percebem que as frutas, as verduras e os legumes para ficar só nesses estão embalados em sacos plásticos.
Nas feiras livres tudo que é vendido vai embalado em sacolas, as farmácias possuem sacolas plásticas de todo tamanho, enfim, sacolões, lanchonetes, são milhares de lugares. Até um café e um pão para viagem é embalado em sacola plástica e disso ninguém fala nada.
Estranho não é ?
Vão todas parar no mesmo lixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar, porém, comentários anônimos não serão aceitos.

Postagens populares