quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Barrattur, se puder evite

 DIRETO DO MATO GROSSO

Mais precisamente de Alto Boa Vista-MT, chegar aqui não é nada fácil, ou melhor dizendo, não é impossível  porque existe condução e o problema é exatamente esse.

Para quem vem do Rio de Janeiro que é o meu caso, o caminho é pegar um vôo até Goiânia que se for direto leva aproximadamente 80 minutos e em seguida embarcar em um ônibus da empresa Barrattur que faz a linha Goiânia x São Felix do Araguaia.

É aí que começam as dificuldades, é uma viagem de 19 horas que pode levar bem mais do que isso, dependendo dos problemas que forem aparecendo.

Costumo fazer essa viagem uma ou duas vezes por ano, mas dessa vez resolvi postar o que acontece nesse trajeto.

Na viagem anterior logo ao sair de Goiânia o ônibus enguiçou, aguardamos mais de 1 hora e chegou outro veículo que, pasmem, também enguiçou, depois de mais de 3 horas de espera enviaram outro ônibus que no caminho deu problema na refrigeração e o interior do veículo virou um forno. Além disso, existem as paradas para embarque de passageiros que levam um tempo enorme, apesar de alguns estarem com bagagens que são verdadeiras mudanças, pois levam móveis, tv, fogão e por aí vai, não dá para entender  ficar parado mais de 1 hora para embarque.

Outro ponto que mostra  a falta de respeito dessa empresa com seus passageiros é a troca de ônibus que ocorre em um lugar chamado Ribeirão Cascalheira, essa troca ocorre porque a partir desse local a estrada não asfaltada, então a empresa coloca um ônibus mais velho para fazer o percurso final, sendo que dependendo do horário de saida de Goiânia essa troca ocorre entre 3 e 4 horas da manhã.

Agora imaginem: onibus lotado todos já estressados por mais de 10 horas de viagem, quando finalmente conseguem cochilar têm que descer, idosos e crianças sofrem mais, mas a empresa está obviamente se lixando para isso. Essa troca leva também mais de 1h porque as bagagens também precisam ser transportadas para o outro veículo.

Essa parte final da viagem é um caso a parte, o ônibus que a empresa disponibiliza é simplesmente imundo, ao andar o solado do tênis estava colando no assoalho do ônibus fazendo num barulho estranho a cada passo que eu dava.

O cheiro nauseabundo do banheiro invadindo salão do ônibus, dava a entender que não seria fácil aturar, parece que nunca foi limpo, quanto mais perto se chega da parte traseira do pior fica o cheiro, é tão ruim que a garganta chega a arder, algumas pessoas viajam com uma toalha sobre o rosto para tentar diminuir a “nhaca”.

A garrafa de água que fica ao lado do banheiro também está bastante suja, colocando sob suspeição o líquido em seu interior, durante a viagem não vi ninguém se aproximar do bebedouro, de qualquer  forma, não existiam copos descartáveis no local destinados a eles  para que se pudesse beber água. Detalhe, observem com atenção o local onde deveria estar os copos.


Tenho certeza que qualquer pessoa decente daria água a seu cachorro 
em um local mais limpo que este.

Todas as paradas, e são muitas  durante a viagem são demoradas, realmente não dá para entender o motivo de tanta lerdeza. Isso deve ser causado pela falta de concorrência, também demonstra a falta de fiscalização e a falta de cuidado do poder público com os moradores de toda aquela região, que são transportados pior do que gado.

Diante de tantas irregularidades, tais como a falta de cumprimento de horário, pois na verdade o ônibus tem horário para sair mas não para chegar, além disso, há também sujeira dos veículos, a falta de critério para embarque de passageiros que tomam o ônibus em qualquer ponto da estrada existem também a falta de cuidado com as bagagens que constantemente são desviadas, fazendo com que ocorra mais perda de tempo, porque no momento em que desembarca a pessoa percebe que sua bagagem ficou para trás e fica discutindo com o motorista, como se o mesmo tivesse o poder de fazer aparecer do nada, os seus pertences.

O motorista, despreparado e desorientado fica tentanto explicar o inexplicável, até que a pessoa percebe que nada resolverá ali e a viagem prossegue eu contei o tempo, levou 46 minutos.

Existe ainda uma outra questão bastante grave que vi acontecer  nas duas últimas viagens, a empresa vende passagens além da capacidade do veículo, quer dizer, ocorrem situações em que 2 passageiros possuem o mesmo número de poltrona, acredito que  isso ocorra porque há falta de informação no sistema para pessoas que viajam somente por um determinado trecho.

De qualquer forma, fica evidenciada a má administração, a desídia, a falta de cuidado com os clientes e a incompetência dos órgãos públicos que foram criados justamente para fiscalizar e coibir esse tipo de coisa, mas que na realidade são apenas cabides de emprego e consumidores de verba pública.

Enquanto isso o pacato povo do norte do Mato Grosso fica entregue a própria sorte, porque se depender da empresa nada vai acontecer pois a mesma quer mais é que seus passageiros se explodam.

Por tudo isso, a empresa para não fazer propaganda enganosa deveria se chamar BARRELATTUR.

Houve ainda quem me sugerisse o nome de BARRABOSTATTUR para fazer justiça ao cheiro de seus veículos.

de Alto Boa Vista-MT
Oswaldo Berlitz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar, porém, comentários anônimos não serão aceitos.

Postagens populares