quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

As verdades sobre as sacolinhas plásticas...

As sacolinhas não são descartáveis, são reutilizáveis. Quase todo mundo as reutiliza para colocar lixo. Sem elas você vai ser obrigado a comprar novos sacos para esse fim. Um sacrifício sem vantagem ambiental. A única diferença é que você vai ter que pagar por esses sacos e por outros tipos de sacola. Prepare o bolso.

Pesquisa Datafolha mostra que 88% das pessoas reutilizam as sacolas para armazenar lixo, transportar objetos e recolher sujeira de animais. Por isso ela é a embalagem preferida de 84% da população.

Cidades como Jundiaí, que já proibiram as sacolinhas, registraram aumento considerável de vendas de sacos de lixo. Com um novo gasto mensal, é o consumidor que sai no prejuízo.

Os órgãos de vigilância sanitária recomendam o uso de recipientes plásticos para descarte do lixo. Com a proibição das sacolinhas, populações menos favorecidas não terão como descartar o lixo da forma correta.

Um estudo internacional comprova que o processo de fabricação das sacolinhas plásticas causa menos impacto ambiental do que o das sacolas de pano, papel e papelão. Não é papo, é fato, é científico.

Ao longo de sua vida útil, uma sacolinha plástica comum emite menos gás carbônico e metano no meio ambiente (gases causadores do efeito estufa) do que qualquer uma das sacolas alternativas oferecidas hoje.

A proibição das sacolinhas poderá acarretar o fim de 30.000 empregos diretos no país e 6.000 empregos diretos em São Paulo.

Para evitar o acúmulo de fungos e bactérias e a possível contaminação dos alimentos, as sacolas retornáveis precisam ser higienizadas com alta frequência, o que aumenta o consumo de água e outros produtos. É preciso ter cuidado também com as caixas de papelão usadas, pois muitas vezes elas não têm as condições higiênicas adequadas para transportar as compras.

Sacolinhas plásticas são recicláveis: se usadas e descartadas corretamente, podem se transformar em diversos outros produtos plásticos.

O problema não é a sacolinha, e sim o desperdício e o descarte inadequado, esses sim são os vilões do meio ambiente. A solução, portanto, não é proibir, mas educar a população a usar, de forma responsável, as sacolinhas plásticas e todas as outras embalagens.

FONTE: Plastvida

Eu acrescento que jamais acreditei nessa conversa que surgiu aqui no Rio de Janeiro instigando as pessoas a colaborarem com o meio ambiente, deixando de utilizar as sacolas plásticas dos supermercados, dando inclusive descontos de alguns centavos nas compras.

Acredito que se esse plástico polui tanto é por culpa dos governos e das autoridades que não tratam o lixo da forma adequada e tentam transferir para o cidadão suas obrigações, na realidade é só mais uma maneira de demonstrar sua incompetência.

Essa ideia de abolir sacolas plásticas para acondicionar compras não se sustenta, pelo simples fato de que as pessoas terão que comprar sacos plásticos para colocar seu lixo e esse tipo sacola não foi proibida, ou melhor dizendo, sequer questionada, outro fato que chama a atenção é que ao comprar frutas e legumes eles são colocados em sacos plásticos disponíveis em rolos nas gondolas dos mercados. Existem ainda dezenas de outros itens que já vem embalados em sacos plásticos, mas dessas coisas ninguém fala nada.

Acho que tudo isso é só uma forma de desviar a atenção do foco principal, que é: o governo não tem competência para resolver o problema da poluição. Se não sabe fazer, se não tem competência, se falta vontade caia fora, mas não fique tentanto enrolar o povo tapando o sol com peneira.
Fico só pensando quanto não gastaram com publicidade para divulgar essa idéia que não deu em nada.

Certamente alguém se deu bem.

A culpa no final é nossa mesmo, que não paramos para pensar e na hora de votar temos sempre que escolher o que julgamos ser o menos pior.

O. Berlitz

Um comentário:

  1. Concordo plenamente e acrescento que só quem ganha com o fim das sacolas plasticas são os supermercados. Para os supermercados, a economia gerada pela não distribuição de sacolas plasticas é LUCRO!!

    ResponderExcluir

Todos podem comentar, porém, comentários anônimos não serão aceitos.

Postagens populares